Radiohead é uma banda britânica de rock alternativo que costuma usar a criatividade na hora de lançar seus álbuns. Aqui vamos falar, principalmente das estratégias de marketing da Radiohead que a banda utilizou para lançar o álbuns In Rainbows, em 2007. Mas você, meu querido artista, antes de tentar fazer isso, estude e trace um plano que caiba na sua carreira.
Recentemente, publicamos um texto sobre A Estratégia de Marketing da Beyoncé, uma das maiores divas da músicas pop internacional. A maneira como o marketing da cantora funciona é incrível. Além de econômico e inovador, a repercussão foi muito grande e ela fidelizou ainda mais seus fãs, pois a artista quebrou a barreira e se comunica diretamente com eles. Para saber tudo o que ela fez para conseguir isso clique aqui.
É interessante conhecer as estratégias de marketing musical que os grandes artistas internacionais estão utilizado, porém devemos lembrar que eles já fizeram seu nome no mercado e possuem milhões de fãs espalhados pelo mundo. Portanto, se você estiver pensado em usar essas estratégias inovadoras assim como a Beyoncé e a Radiohead, cuidado! Talvez o que serviu para eles, não sirva para você, porque cada caso é um caso. É preciso conhecer muito o público alvo antes de fazer isso.
Em 2007, a Radiohead lançou o álbum In Rainbows de uma maneira que nunca tinha se visto antes. Foi o primeiro álbum independente após a saída da banda d e uma gravadora. E esse foi o álbum que teve o maior pico de alcance da banda durante o lançamento.
Para começar, a Radiohead lançou o álbum duas vezes. O primeiro foi em 20 de setembro de 2007. A banda abriu as vendas do In Rainbows, mas não foi uma venda comum. Os fãs poderiam pagar o preço que quisessem pelo download. Esse pré-lançamento ficou disponível até 10 de dezembro do mesmo ano, quando eles abriram a comercialização digital e física do álbum.
Uma das estratégias de marketing da Radiohead usada na pré-venda é chamada em inglês de “Pay What You Want” (pague o que você quer) ou “Pick Your Own Price” (escolha o seu próprio preço). Isso significa que não havia um preço fixo sobre o download do álbum, mas o consumidor tinha que pagar qualquer coisa, mesmo que centavos. O valor máximo que eles estabeleceram foi de £99,99, contudo não havia um mínimo, poderia ser qualquer quantia em centavos.
Isso foi genial, porque nunca ninguém tinha feito e a novidade é um atrativo. Esse álbum foi um sucesso e, o que obteve maior lucro com vendas digitais da banda. O In Rainbows ganhou um Grammy Award em 2008, na categoria “Best Alternative Music Album” (Melhor álbum de música alternativa).
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Os pesquisadores Bourreau, Dogan e Hong analisaram o caso a partir de um estudo chamado “Making Money by Giving It for Free: Radiohead’s Pre-Release Strategy for In Rainbows” feito, publicado pela Havard Kennedy School, uma das escolas de pós-graduação, mestrado e doutorado da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O estudo olha para dois tipos de distribuição:
• Canais de distribuição digital (Amazon. iTunes etc.);
• Canais de distribuição física.
E, para os estudiosos, fazer esse pré-lançamento foi uma forma de “canibalizar” o efeito das vendas tanto digitais quanto físicas. Mas, por outro lado, a banda obteve o dobro de vendas físicas do que se tivesse feito um lançamento normal e, praticamente, a mesma quantidade de vendas digitais se não tivesse feito o pré-lançamento. Sendo que a maioria das vendas foram físicas, um álbum duplo com dois discos.
Outro resultado positivo das estratégias de marketing da Radiohead que o estudo apontou foi que toda repercussão do pré-lançamento do In Rainbows ajudou a aumentar as vendas dos álbuns lançados posteriormente, em relação aos que foram lançados anteriormente.
E a banda não para de inovar… Em 2016, a Radiohead lançou o A Moon Shaped Pool. Mas, antes disso, a Radiohead excluiu todo o conteúdo das redes sociais e deixou o site numa página em branco. E, algumas horas antes do lançamento do videoclipe do single “Burn the Witch” no Youtube, partes do vídeo foram publicadas no Instagram da banda e chamadas nas outras redes sociais. E, agora, vamos aguardar a próxima surpresa que a Radiohead tem para os fãs.
Veja o videoclipe Burn the Witch lançado em 2016.
Deixe um comentário sobre o que você achou sobre as estratégias de marketing da Radiohead. Elas funcionariam na sua carreira?
7 Comentários
[…] • Fale diretamente com eles Trate os fãs sempre com muito respeito e tudo quanto você for lançar na sua carreira, fale diretamente para eles. Não espere que eles saibam a data de lançamento do seu novo CD por algum blog. Falar diretamente com os fãs é uma técnica que alguns majors utilizam, como a Beyoncé e a Radiohead. Leia: A Estratégia de Marketing da Beyoncé e As Estratégias de Marketing da Radiohead. […]
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