Tudo o que você precisa saber sobre empresário na música sertaneja

Olá, tudo bem? Se você chegou até aqui é porque você é cantor sertanejo e está começando uma carreira ou, talvez, você ainda não seja um cantor, mas se tornar um cantor de sucesso seja o seu sonho. Então, definitivamente, você chegou ao lugar certo!

Esta é uma página especial voltada para quem quer encontrar um empresário na música sertaneja. Mas, primeiramente, você sabe o que é um empresário? E qual o papel dele na carreira de um artista? Nosso objetivo com este conteúdo é ajudar você é conseguir um empresário o mais rápido possível, por isso, reunimos conteúdos que julgamos ser muito importantes e que todo cantor e artista que quer conseguir um empresário na música sertaneja precisa saber!

Aproveite tudo o que te oferecemos, extraia o melhor daquilo que podemos te oferecer. Agora, pegue um papel e uma caneta para anotar tudo o que julgar ser importante. É importante anotar, para não esquecer depois. Vamos lá!

Leia Também: Como abordar um empresário na músicaComo conseguir empresário na música.

O que é empresário na música sertaneja?

Para começarmos vamos esclarecer o que é um empresário de artista. O empresário é aquela pessoa que irá administrar a carreira. No início, o empresário é até o investidor da carreira. Se o empresário não tiver muito dinheiro para colocar no início, com certeza, ele dedicará muito tempo para organizar a carreira do cantor.

O empresário é o maior fã do cantor. Ele aposta tudo na carreira do outro e acredita no sucesso do seu cantor. Ele irá arregaçar as mangas, para fazer com que seu artista cresça na mídia, estoure as músicas e venda shows.

Um erro muito recorrente é o artista querer cuidar da sua carreira sozinho, inclusive esse é um dos erros apontados pelo Marcão do Blognejo. Então, vamos com calma. Um passo de cada vez. No início, sabemos que é difícil ampliar a equipe e ainda estamos no primeiro passo, que é conseguir um empresário, portanto, seu objetivo, neste momento, é ter um empresário.

O que um empresário de cantor sertanejo faz?

O empresário de um cantor sertanejo é o “Manda-Chuva”. Imagine uma carreira como uma empresa: o produto a ser oferecido é o cantor, tem uma equipe de vendas, uma equipe de marketing e alguém que administra tudo isso.

Isso significa que o empresário de um cantor sertanejo é o responsável por cuidar do relacionamento do artista com a mídia, casas de shows, divulgadores etc.

Por que é importante um cantor ter um empresário?

O principal motivo para um cantor ter um empresário é ele não ter a carga de administrar tudo e, ainda, ter que se aperfeiçoar na música. O artista deve focar na música, aperfeiçoar o canto, aprender um instrumento, ter um contato direto com uma parte dos fãs etc.

Quando já se tem um empresário é mais fácil conseguir um investidor. Investidor é aquele cara que injeta dinheiro na carreira do cantor, esperando um retorno. Geralmente, os investidores procuram artistas que já tem um mínimo de estrutura, porque é a forma que ele tem para avaliar se é uma carreira promissora que dará o retorno financeiro ou se vai dar prejuízo.

É muita coisa que envolve uma carreira e lidar com terceiros pode ser algo muito estressante. O artista não deve negociar seus próprios shows, porque pode acontecer de o cantor supervalorizar seu show, sendo que ele não está neste patamar ainda.

 

 

Como fazer um plano para conseguir um empresário na música sertaneja

Para conseguir um empresário, antes de tudo, é preciso parrar para planejar sua carreira. Você já fez isso? Se não, vamos te explicar agora mesmo.

Tenha em mente que um empresário não vai cair no seu colo de uma hora para outra. É claro que se ele for algum conhecido ou membro da sua família, é mais “fácil”, mas isso não anula o fato de você precisar planejar sua carreira e ter metas para o futuro.

Comece seu planejamento com um projeto. É no projeto que você vai organizar suas ideias até para você mesmo. Um projeto, basicamente é escolher um objetivo, metas e métodos para alcançar aquilo que você almeja ter como resultado final.

Vamos fazer um passo a passo aqui:

 

 

O primeiro passo é fazer uma pesquisa no seu segmento. Quais são os artistas similares a você? Mensure o tamanho e a relevância de deles. Quem está por trás deles (Qual produtora? Quem é o empresário? Quem são os investidores?)? Como é a agenda deles? Como é o trabalho deles nas mídias digitais?

O segundo passo é explicar por que você quer ser um artista. Mostre sua relevância para o mercado da música sertaneja. Tenha um diferencial. Que característica você tem que te destaca da multidão?

 O terceiro passo é definir um objetivo principal. O que é sucesso para você? Onde você quer chegar?

O quarto passo é escolher pequenos objetivos para alcançar o principal. Como, por exemplo, aprender um instrumento ou fazer aulas de canto; conseguir um empresário; conseguir um investidor etc.

O quinto passo é pensar em forma de alcançar os objetivos. No mundo acadêmico, este passo é chamado de metodologia. É definir a parte prática do seu projeto. Para cada objetivo específico que você estabelecer, tenha um método ou um plano para alcançá-lo. Por exemplo, se seu objetivo é conseguir um empresário, determine como você vai fazer: aprendendo técnicas de ser mais atrativo, preparando um projeto, cantando em casas de shows e bares que podem ser frequentados por empresários… enfim, tenha em mente ações que você se empenhará.

Além de servir como uma forma de você ter claramente em mente aquilo que você almeja, a função principal do projeto é mostrar para um futuro empresário ou investidor que você tem um plano e que você não é um amador qualquer. Apresente seu projeto de carreira para as pessoas que pode vir a ser potenciais empresários e prove que você leva a sério o sonho de ser reconhecido na música sertaneja.

 

 

Como conseguir um empresário na música sertaneja?

Em primeiro lugar, é essencial entender que um artista está na posição de produto e que o empresário é o vendedor do produto. O empresário é o especialista em alcançar o sucesso da carreira musical. A partir do empresário, que te deixará mais visível, um investidor de música sertaneja poderá aparecer e decidir empregar dinheiro em você.

É claro que, antes de se engajar numa carreira, você deve estar preparado para as mudanças que virão. Essas mudanças são: geográficas, por exemplo, se você mora no interior, terá que se mudar para o lugar onde estão localizadas as produtoras e gravadoras, ou seja, a capital; e gerenciais – você precisa saber que o empresário é um sócio da sua carreira e irá administrá-la da melhor forma possível, é o especialista e a opinião dele é determinante na hora da tomada de decisões. Só entre nesse ramo se estiver aberto a novidades e souber ouvir críticas construtivas para melhorar seu desempenho e visibilidade no mercado. Se você está ciente disso, perfeito! Siga em frente.

Xô preguiça! Dê sempre o seu melhor. Não tenha preguiça de aprender coisas novas. Esconda sua timidez e mostre para todos aquilo que você é capaz. Demonstre que você é um artista, seja autêntico e não tenha vergonha de ser quem você é. Mergulhar de cabeça no sonho é mais importante que dinheiro.

Não guarde seu talento para si, faça com que as pessoas te conheçam. Explore as mídias sociais para expandir sua rede de relacionamentos e aumentar sua lista de contatos. Conheça novos lugares e leve seu cartão de visita para outros artistas. Esteja aberto para fazer novas amizades.

Como o artista é um produto, ele precisa se apresentar da melhor forma possível. Procure um destaque para você. Um fator relevante para o sucesso é ser bonito, mas se você não é um padrão, seja charmoso, maquie seu ponto fraco com simpatia. Uma dica é demonstrar interesses altruístas, porque comove a sociedade e pode limpar as lentes de empresários para que eles comecem a te enxergar.

Empresários e investidores estão à procura de novos talentos. Mostre-se um! Você é sua própria vitrine. Portanto, além de habilidade musical, você precisa apresentar-se sempre da melhor forma possível, seja carismático, humilde, tenha um comportamento exemplar. O empresário precisa ver em você, alguém que saiba dar entrevistas, que trate as pessoas bem no camarim e que tenha desenvoltura para materiais fotográficos e audiovisuais.

No ramo musical, o dinheiro não é fator determinante para o sucesso. No mercado de música sertaneja há um grande estorno, mas se, no início, você não tiver, não se desespere, não significa que você é desprovido de talento, isso só mostra que sua carreira ainda está no início. O retorno financeiro é apenas uma gratificação pelo seu esforço no trabalho.

Não precisa roer as unhas. A ansiedade não vai te ajudar em nada. Não é rápido, é preciso ter paciência e perseverança. Mantenha a calma, porque, na hora certa, as coisas irão deslanchar. Não tome medidas desesperadas. Se não consegue viver só da música, continue com trabalhos comuns. Acredite no seu potencial. Em algum momento um empresário ou investidor da música sertaneja vai bater à sua porta.

Camilla Aimée Barros
Camilla Aimée Barros
Jornalista, falante e comunicadora. Encantada com o poder do marketing e em como ele pode mudar negócios e carreiras.

3 Comentários

  1. […] também: Como conseguir um empresário musical, Tudo o que você precisa saber sobre empresário na música sertaneja, Grandes empresários sertanejos: Conheça os grandes nomes que dominam o […]

  2. […] também 7 coisas que você precisa saber entes de mostrar seu trabalho para um empresário, Tudo o que você precisa saber sobre empresário na música sertaneja, Grandes empresários sertanejos: Conheça os grandes nomes que dominam o mercado, Empresário […]

  3. […] de mostrar seu trabalho para um empresário, Como conseguir empresário na música sertaneja, Tudo o que você precisa saber sobre empresário na música sertaneja e Grandes empresários sertanejos: Conheça os grandes nomes que dominam o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/produtoraquality/www/wp-includes/functions.php on line 3734

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/produtoraquality/www/wp-includes/functions.php on line 3734