Leandro Lehart: input e curiosidade

Leandro Lehart: input e curiosidade

Vamos falar sobre Leandro Lehart, que tem como característica o input. “Pessoas excepcionalmente talentosas no quesito Input têm uma necessidade de coletar e arquivar. Elas podem acumular informações, ideias, artefatos ou até mesmo relacionamentos. Pessoas com fortes talentos no tema de talento Input são curiosas. Elas sempre querem saber mais. Elas são ávidas por informações. Elas gostam de colecionar algumas coisas, como ideias, livros, recordações, citações ou fatos. Não importa o que elas colecionem; elas fazem isso porque têm interesse. Elas descobrem muitas coisas interessantes e têm uma curiosidade natural”. Leandro Lehart foi um dos maiores compositores nacionais e é um cara incrível. Vendo os projetos, é impressionante observar a capacidade que ele tem de criar algo completamente fora da curva. Isso vem da capacidade de input de pegar um contexto. Por exemplo, o “Agamamou”, que é uma música é uma expressão africana, ele imputou isso dentro do trabalho, fez um DVD no Theatro Municipal de São Paulo, coisa que ninguém pensava.

Leandro Lehart

Leandro Lehart nasceu na periferia da capital paulista, ao dia 25 de janeiro de 1972. Suburbano, cresceu sob a influência musical da família paterna, nos quais muitos eram notórios seresteiros e chorões. Em sua juventude, os bailes de black music, breakdance e festas de hip-hop, faziam parte do seu cotidiano. Mas foi no Samba, que Lehart manifestou sua musicalidade. Sua identificação com o ritmo era tamanha, que, aos 16 anos, já fazia música em seu próprio quarto, lotado com dezenas de instrumentos musicais.

Carreira

Desenvolveu seu talento aprendendo a tocar vários instrumentos. Misturava o samba de fundo de quintal com as batidas da música pop negra, estudou as várias linguagens percussivas da diversidade musical brasileira. Depois foi chamado para formar o que seria um dos maiores grupos do novo pagode, o Art Popular, o qual, com mais 5 integrantes, vendeu mais de 8 milhões de discos, em 16 anos de carreira. Com vinte anos, era produtor, arranjador e multi-instrumentista. Na década de 90, foi um dos líderes do movimento do pagode, e como compositor, teve seu reconhecimento em mais de 400 músicas gravadas por vários artistas da MPB. Por quase dez anos foi o compositor mais executado do Brasil, segundo o órgão de arrecadação oficial brasileiro de direitos autorais, o ECAD. Leandro Lehart é ativista social, idealizador de projetos importantes como o Samba Cura o Câncer. A Campanha ajudou a construir um hospital importante, o ITACI, instituto de tratamento de câncer infantil, que assiste crianças de todo o Brasil e América do Sul. Considerado gênio da música, Lehart teve suas obras gravadas por vários artistas brasileiros, em todos os estilos musicais e com canções que embalaram gerações país afora. Leandro Lehart implantou como produtor, gravações que mudaram o rumo das execuções nas rádios no Brasil. Como a música FRICOTE, (grupo Art Popular e João Paulo e Daniel) que trouxe a percussão do samba para o mundo da música sertaneja; REQUEBRABUM, primeiro samba eletrônico a tocar nas rádios; AGAMAMOU, samba-funk ainda recordista de execução nas casas de shows de norte a sul do país; PIMPOLHO misturou o samba raiz com a música eletrônica jamaicana, sucesso internacional gravado por outros artistas em Portugal, Argentina, Itália. Leandro Lehart é autor de dezenas de músicas gravadas por artistas como Alcione, Seu Jorge, Grupo Malícia, Jorge Aragão, Fundo de Quintal, Jair Rodrigues, Daniel, Olodum, Leci Brandão, Exaltasamba, Jorge Benjor, MV Bill, Banda Natiruts, Funk’n’Lata, Fernanda Abreu, Grupo Molejo, Banda Mel, os americanos Take 6 e Billy Paul, cantor sul-africano MXO, banda russa Paradush, cantora australiana Rachel Claudio, e outras músicas gravadas por artistas de muitos estilos da música brasileira.

Prêmios

Lehart foi indicado ao Grammy duas vezes e vencedor do prêmio TIM como melhor disco de MPB como engenheiro de áudio do disco JAMELÃO 80 anos. Além de cantor, ele faz arranjos e produz. Todos os seus discos como artista e produtor são gravados em seus estúdios particulares com a mais alta tecnologia.

Curiosidades

Ele já teve mais de 300 músicas gravadas e conseguiu colocar entre os dez hits mais tocados da parada mais de 50 músicas de sua autoria, com mais de seis milhões de discos vendido sem dez anos de carreira profissional. Gravou com grandes artistas da música brasileira. Foi indicado como o melhor produtor do primeiro Grammy Latino, considerado o compositor brasileiro de música da década pelos críticos. Líder de execução em rádios, bares, casas noturnas de música ao vivo. Foi considerado o compositor do ano pela revista VEJA em 1997. Conseguiu colocar três músicas entre as cinco mais executadas do Brasil, segundo dados oficiais do ECAD. Gravou com o Art Popular, sua banda, o acústico mais caro da história da MTV Brasil em 2000. Lehart é o idealizador de projetos sociais como O Samba Cura o Câncer, reconhecido pela ONU como inovador projeto social no qual participaram mais de 30 grupos de samba populares no Brasil naquele momento. Ele ficou entre os maiores downloads por mp3 na internet em 2001, (Folha de São Paulo) com a música “Pode esperar”.

Álbuns

2001 – Solo 2002 – Leandro Lehart 2006 – Deixa Eu Ir à Luta 2007 – Vem Dançar o Mestiço 2009 – Samba Pop Brasil Mestiço (DVD) 2011 – Ensaio de Escola de Samba (DVD)

Art Popular

1994 – O Canto da Razão (RDS/Kaskata’s) 1995 – Nova Era (EMI) 1996 – Temporal (EMI) 1996 – Samba de Natal (Participação dos grupos Só Preto Sem Preconceito, Exaltasamba e Negritude Junior) 1998 – Sambapopbrasil (EMI) 1999 – Samba Pop Brasil II (EMI) 2000 – Acústico MTV (Virgin) 2003 – Ao Vivo: Sem Abuso (Deckdisc) 2005 – Ao Vivo: Sem Abuso e Amigos (Deckdisc) 2017 – Breakdown Partido Alto
Douglas Inácio
Douglas Inácio
Douglas Inácio é empreendedor / infoprodutor paulistano, formado em Publicidade e Propaganda Pela Universidade São Judas Tadeu. Consultor de marketing com mais de 8 anos de experiência. Palestrante. Autor do Livro Youtube Para Música e criador dos cursos Marketing Sertanejo e Youtube para música. Já participou da fundação de diversas empresas de sucesso e atualmente se divide entre suas 2 empresas, uma em São Paulo (Produtora Quality) e uma no Ceará (Gráfica Fortaleza) é também empresário do cantor Marcello Vox. Sua paixão é compartilhar conhecimento na internet nos temas de desenvolvimento pessoal, marketing e empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá, tudo bem?