Beyoncé é uma cantora conhecida no mundo inteiro pela sua música e beleza. Mas, além disso, ela tem se destacado por reinventar a forma como as músicas são lançadas. Ela nos ensina uma grande lição de marketing musical que devemos absorver e imitar. Conheça agora a estratégia de marketing da Beyoncé e como aplicar na sua carreira.
Leia: Marketing Musical: As estratégias de marketing da Radiohead
Mas, vamos começar do início. A estratégia de marketing da Beyoncé começa na imagem que a artista passa para a mídia e fãs. Durante muitos anos, ela construiu uma imagem que não está ligada apenas à música, mas também à pessoa que ela quer mostrar ser. As pessoas admiram Beyoncé não apenas por ela ser uma artista completa que canta, dança e atua, mas por estar ligada a causas sociais como à filantropia.
Isso é muito importante, porque passa uma imagem que a pessoa se importa com os outros. É uma maneira de mostrar humildade e carisma. Passando essa boa imagem, as pessoas se apegaram ainda mais à artista, pois se identificam com ela, se sentem mais próximos e conseguem ver o lado humano dela fora dos palcos.
Construir uma imagem como essa é muito é muito positivo caso a artista se envolva em algum escândalo, porque rapidamente as coisas negativas serão anuladas das mentes das pessoas por causa do saldo positivo que tem a reputação dela.
A imagem é só um primeiro fator que contribuiu para que a lição de marketing musical fosse completa. Muitas pessoas formadas em marketing passam anos estudando os 4 Ps (preço, praça, produto e promoção), mas quando vão começar um novo projeto não sabem como colocar os conceitos de Philip Kotler em prática. E o grande diferencial dos lançamentos recentes da cantora, tem sido exatamente pensar isso.
Tudo começou em 2013 quando a Queen B, como a Beyoncé é também chamada, publicou um vídeo no Instagram e anunciou o lançamento do mais novo álbum BEYONCÉ com a legenda: “Surprise!”. Drunk In Love foi a primeira música compartilhada no Youtube e, em três semanas já tinha alcançado 32 milhões de visualizações. Geralmente, os grandes artistas da música internacional fazem lançamentos com datas marcadas e eventos com a imprensa e grandes nomes da música. Diferente da cantora que fez uma surpresa para todos os fãs e impressa e isso gerou muita mídia.
Mas vamos entender os motivos que levaram a Beyoncé a fazer isso. Primeiramente, ela escolheu lançar primeiro no digital. Isso, porque ela entendei que o público dela migrou para as plataformas digitais e estão mais online do que off-line. Ou seja, ela foi pioneira entre os grandes cantores em reconhecer que os artistas não precisam mais de intermediários, como televisão, rádios e impressos, para levar o trabalho dela aos fãs.
Em segundo lugar, ela valorizou os fãs. Como ela não usou os intermediários, os fãs receberam o produto da cantora em primeira mão, pela própria. Isso faz com que os fãs se sintam próximos dela e importantes. Muitos artistas esquecem que o faz eles serem queridos são as pessoas, então, eles atropelam os fãs e demostram desinteresse e grosseria, por, muitas vezes, colocarem o “o que os colegas de profissão acham” acima dos fãs, os verdadeiros protagonistas.
Preço: acessível para os fãs.
Praça: mídias digitais.
Produto: música com altíssima qualidade sonora.
Promoção: músicas para ouvir gratuitamente por streaming ou vendas online baratas ou de graça (logo após o lançamento).
• Valorize seus fãs. Esteja próximo deles e coloque-os em primeiro lugar. Derrube as barreiras entre você e seu público;
• Se preocupe com a qualidade de música que os seus fãs querem consumir;
• Utilize os locais onde seus fãs estão para lançar seu trabalho;
• Não tenha medo de inovar.
5 Comentários
[…] com os fãs é uma técnica que alguns majors utilizam, como a Beyoncé e a Radiohead. Leia: A Estratégia de Marketing da Beyoncé e As Estratégias de Marketing da […]
[…] Musical: As estratégias de marketing da Radiohead, Marketing Musical: a estratégia de marketing da Beyoncé e Dica de Marketing Musical diretamente dos Estados […]
[…] Por que divulgar música no OneRPM, Marketing Musical: As estratégias de marketing da Radiohead, Marketing Musical: a estratégia de marketing da Beyoncé e Marketing Musical: Por que usar mídias […]
[…] Leia: Marketing Musical: a estratégia de marketing da Beyoncé […]
[…] Leia: Marketing Musical: a estratégia de marketing da Beyoncé […]