Como fazer planejamento de marketing para cantores

Como fazer planejamento de marketing para cantores

Saber cantar é importante, mas faz parte do extenso conjunto de habilidades que um artista musical precisa desenvolver. Portanto, um artista precisa ter cuidados com a aparência, aprender técnicas vocais, ser carismático e precisa saber vender sua imagem. Aqui, vamos nos deter no planejamento de marketing para cantores aprenderem a vender sua imagem da melhor maneira possível.

Uma dor comum entre muitos cantores é não saber fazer marketing. Percebemos a falta de conhecimento em marketing por parte dos artistas ao notarmos grandes falhas nos perfis em redes sociais daqueles que nos mandam os trabalhos. Não saber fazer marketing é o calo dessas pessoas e, além disso, impede que elas cresçam na carreira.

Um cantor não precisa ser expert em marketing, mas precisa ter conhecimentos suficientes para conquistar seus fãs e atrair empresários e investidores. Antes de apresentarmos como fazer um planejamento de marketing para cantores, precisamos apresentar alguns conceitos importantes para quem ainda é leigo.

Leia: Como colocar sua música no Spotify [GRÁTIS]

 O que é marketing?

Em tradução livre do inglês, a palavra marketing significa mercadologia. Ou seja, é um estudo no mercado para que empresas consigam atingir estrategicamente as pessoas mais propensas a comprar algum produto ou serviço.

O marketing traça o perfil do público-alvo para que os desejos e necessidades sejam descobertos e, assim é possível apresentar exatamente o que essas pessoas querem e precisam consumir.

Para alcançar as pessoas, estratégias de marketing são planejadas. Podes ser panfletagem, anúncio na TV, merchandising, marketing digital, entre muitas outras.

 

Marketing digital para músicos

Somos especialistas em marketing digital para músicos. Por isso vamos nos deter nas principais ferramentas dessa estratégia de marketing.

O marketing digital para cantores está em crescimento. A internet e o uso das redes sócias nunca estiveram tão em alta e a tendência é só aumentar. Um exemplo é o Facebook, a maior rede social do mundo. A grande maioria dos consumidores estão usando o Facebook, todos os dias, passam horas olhando as atualizações dos amigos.

O marketing digital, estrategicamente, segmenta o interesse das pessoas para que seja possível anunciar para as pessoas certas, no horário que elas estão online. Contudo, a grande vantagem do marketing digital é que você não precisa pagar para usar – mas se você pagar, com certeza os resultados serão maiores.

 

Marketing musical

Marketing musical é o marketing voltado para a música. É o tipo de marketing que todo artista precisa dominar.

É importante você saber que uma carreira musical funciona como uma empresa. No caso, o artista é o produto principal.

É uma obrigação dos cantores saber quem são as pessoas que curtem suas músicas. Mesmo você achando que sua música atinge todos os públicos, você precisa saber exatamente quem você está atingindo, ou seja, se a maioria dos fãs são homens ou mulheres, qual a faixa etária predominante, classe social etc.

Sabendo as informações do seu público, você pode atingir pessoas com características semelhantes e, dessa forma, é possível crescer cada vez mais. Só que, para alcançar as pessoas certas, a sua imagem, músicas etc. precisam estar voltadas para o gosto delas.

 

Planejamento de marketing para cantores

O planejamento de marketing para cantores precisa está totalmente voltado para o marketing musical, isso parece óbvio, mas é bom deixar bem claro. Juntamente com o marketing digital é possível desenvolver o marketing musical da maneira mais eficiente possível.

O seu planejamento de marketing deve começar pelas mídias sociais. É imprescindível que um artista tenha um canal no Youtube, uma página no Facebook e uma conta no Instagram. Isso é o mínimo.

Redes sociais

As redes sociais são como a vitrine de um artista. Assim como muitos, os empresários, produtores, investidores também usam redes sociais. Então, com contas bem estruturadas e vinculadas, é possível chamar a atenção de pessoas para investirem e abraçar o seu trabalho.

Seu planejamento começa com um papel e uma caneta. Por isso, anote os cinco principais artistas do seu segmento, pesquise as mídias sociais deles e como são as postagens deles, a frequência, qualidade de imagens e vídeos etc.

Após fazer isso, seu primeiro passo é colocar o mesmo nome em todas as redes sociais. Diariamente vemos artistas com um nome diferente que cada perfil. Isso deixa as pessoas confusas e impede que os inscritos no Youtube te sigam no Instagram e no Facebook, por exemplo.

Neste momento, você vai estabelecer uma frequência de postagens para cada rede social. No Youtube, você deve subir, pelo menos, um vídeo por semana; no Facebook, você deve fazer postagens, no mínimo, três vezes por semana; no Instagram, você deve fazer postagens diariamente.

Leia: 6 Dicas de Marketing para Artistas.

Você tem algum orçamento mensal? Se for possível, é sempre bom fazer alguns impulsionamentos no Facebook e Instagram para que você se torne mais conhecido. A partir de R$3,00 diários é possível obter bons resultados no Facebook Ads e Instagram Ads.

Se você não sabe como usar as redes sociais de maneira efetiva, fazer impulsionamentos etc., conheça os treinamentos que oferecemos: Youtube Para Música, Instagram Para Música e Facebook Para Música ou marque uma consultoria com o Douglas Inácio.

Site / Blog

Outra coisa que costuma funcionar é o marketing de conteúdo. Se você tiver um blog ou um site, é possível alcançar pessoas através das pesquisas do Google. Isso funciona bem, porque, dependendo das palavras-chave que você usar, as páginas do seu site ou blog podem ficar bem ranqueadas no Google.

Dicas extras

  1. NÃO COMPRE SEGUIDORES, CURTIDAS E VISUALIZAÇÕES, porque seu filme pode ficar queimado. Números não são relevantes perto do engajamento. O mais importante para um cantor é o engajamento que os vídeos, fotos e postagens estão gerando e não o número.
  2. Em relação ao marketing musical fora do digital, existem muitas ações, todas vão pedir recursos. Mas, você pode colocar como ações a serem desenvolvidas até você alcançar certos objetivos, como conseguir um empresário ou investidor musical.
  3. Algumas ações de marketing musical são: visitar casas de shows especializadas em seu nicho e pagar para tocar lá ou tocar gratuitamente; colocar suas músicas na grade horário das principais rádios de sua cidade; e distribuir CDs gratuitamente.
  4. Ao fazer o planejamento de marketing para cantores, você deve começar a executar. Portanto, boa sorte! Se precisar, estamos aqui.
Camilla Aimée Barros
Camilla Aimée Barros
Jornalista, falante e comunicadora. Encantada com o poder do marketing e em como ele pode mudar negócios e carreiras.

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