“As pessoas excepcionalmente talentosas no tema Comunicação geralmente têm facilidade de traduzir seus pensamentos em palavras. Elas têm boas conversas e são boas apresentadoras. Pessoas com fortes talentos de Comunicação gostam de explicar, descrever, apresentar e escrever. Seus talentos naturais lhes permitem trazer ideias e eventos à vida. Elas transformam pensamentos e ações em histórias, imagens, exemplos e metáforas.”
A Ivete deixa isso muito claro, mas não só no poder de falar, mas no poder de saber se conectar com as pessoas. Toda a obra dela, todo sentimento que ela coloca na música realmente transborda, consegue de fato transmitir e a questão da alegria é muito forte, de descontração. De fato, você deve estar pensando que comunicação é só uma pessoa que fala bem. Qualquer um pode se passar com uma pessoa que se comunica bem, mas se você não sabe a estrutura que eu montada, todo o contexto que criado para a comunicação ocorrer. Então, logo essa pessoa pode não ter isso como uma habilidade natural. Já no caso de uma pessoa como Ivete, ela liga a câmera e saí falando, ela faz tudo da melhor forma possível. Essa é uma marca realmente muito forte da Ivete.
Ivete Sangalo
Ivete Sangalo nasceu no dia 27 de maio de 1972. Começou a cantar desde a infância no colégio e em casa. Filha de uma pernambucana, Maria Ivete Dias de Sangalo, com um hispano-brasileiro, Alsus Almeida de Sangalo, Ivete Sangalo nasceu em uma família de músicos na cidade de Juazeiro, interior da Bahia, lugar onde passou parte de sua infância. Quando pequena, Ivete já acompanhava as músicas tocadas nas horas vagas por seu pai e sua irmã mais velha, Mônica, além de que costumava cantar no colégio onde estudava, e aproveitava os intervalos para tocar violão, o que fez adquirir logo cedo seu gosto pela música.
Sua adolescência foi muito conturbada: logo cedo Ivete perdeu o pai, Alsus, de infarto, e aos 16, o irmão Marcos foi morto atropelado em Salvador. Com a morte de seu pai, que era joalheiro, toda a família teve que buscar uma forma se sustentar. Para isso, Ivete chegou a trabalhar como modelo e vendedora de roupas e marmitas em um shopping de Salvador, emprego que servia como intercâmbio para divulgar a marmita comercializada por sua mãe. Por muito tempo, as quentinhas da Dona Maria Ivete serviram como fonte de renda e sustentáculo dos Sangalo.
Aos dezoito anos, iniciou sua carreira musical tocando em barzinhos. Sua primeira apresentação foi em um barzinho em Ondina, bairro de Salvador, em agosto de 1992, levada por sua irmã Mônica Sangalo que já cantava e tocava no lugar. Na época, o cachê era pago com um jantar. Em seguida, realizou alguns shows em cidades do interior da Bahia, chegando a se apresentar também em Pernambuco. Nesta época, na sua cidade natal, Juazeiro, Ivete Sangalo e seu sobrinho Erlemilson Miguel receberam um convite para abrir o show de Geraldo Azevedo no Teatro do Centro de Cultura João Gilberto. Ainda em 1992, chegou a formar uma banda de samba e funk. Em 1993, Ivete Sangalo assumiu o comando do vocal da Banda Eva. O grupo assinou contrato com a Sony Music, a partir daí sua carreira profissional começou a deslanchar.
Carreira
Banda Eva
De volta à capital baiana, foi convidada a participar de um evento na cidade de Morro do Chapéu. Lá conheceu o produtor Jonga Cunha, fundador do Bloco Eva, que estava em processo de formação da banda. Estava començando o reinado de Ivete na Banda Eva, em uma época de muito sucesso. Em 1992, a artista ganhou o Trófeu Dorival Caymmi de melhor intérprete. Aos poucos, a Banda Eva foi emplacando alguns hits de sucesso, como “Flores”, “Beleza Rara”, “Levada Louca”, “Arerê”, “Pegue Aí”, entre outros. Em 1997, a banda entrou para história da música brasileira, lançando o álbum Banda Eva Ao Vivo, que vendeu mais de 2 milhões de cópias, transformando a banda na maior sensação do país, chegando fazer cerca de trinta shows por mês.
Logo, o Brasil viu que à frente da banda não existia apenas uma cantora de carnaval, mais sim um grande talento. Com uma voz grave e um pouco rouca, Ivete mostrou que tinha talento de sobra, interpretando músicas dos mais variados estilos, vindo a se tornar hoje uma das cantoras brasileiras de maior sucesso da atualidade. Em 1998, no período de lançamento do álbum Eva, Você e Eu, seu último trabalho junto à Banda Eva. Ivete substituiu a apresentadora Xuxa Meneghel, em seu programa Planeta Xuxa, devido a sua licença maternidade, na Rede Globo de Televisão. No total, a banda gravou seis álbuns e vendeu mais de quatro milhões de cópias. Com um timbre de voz grave e boa extensão para notas baixas, permitiu toda sua versatilidade em vários ritmos musicais.
Carreira Solo
A carreira solo começou oficialmente ao final da quarta-feira de cinzas de 1999, quando Ivete participou de seu último carnaval dela com a Banda Eva. Após isso, Ivete passou os vocais da banda para Emanuelle Araújo. Entre abril, maio e junho daquele ano, ela gravou as 14 faixas de seu álbum solo, Ivete Sangalo, misturando vários ritmos, desde o forró ao reggae, sem deixar de lado o axé. O álbum foi muito bem-sucedido, recebendo uma certificação de platina, com vendagens de mais de 300 mil cópias. O número se ampliou a partir de 2000, quando a canção romântica “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim” (de autoria de Herbert Vianna e Paulo Sérgio Valle) foi incluída na trilha sonora da novela Uga Uga, da Rede Globo, o que fez com que a canção se transformasse em um de seus maiores sucessos.
No final de 2000, lançou o disco Beat Beleza onde Ivete se aventurou por outros ritmos, como o pop, sem dispensar o axé. Dirigido por Alexandre Lins, o disco foi gravado em julho daquele ano no Estúdio Ilha dos Sapos, em Salvador. O primeiro single lançado foi “Pererê”, que se tornou um dos grandes sucessos logo após o carnaval daquele ano, atingindo a segunda colocação nas paradas musicais. A canção “A Lua Que Eu Te Dei”, foi incluída na trilha sonora da novela Porto dos Milagres, da Rede Globo, que também alcançou o segundo lugar nas rádios brasileiras. “Bug, Bug, Bye, Bye” e “Empurra, Empurra”, lançadas no carnaval de 2001, atingiram, respectivamente, a posição dez e quatorze nas paradas. Também se destacaram as canções “Me Deixe em Paz” (versão de “Can You Ready My Mind”, do cantor Brian McKnight), “Postal” (regravação do cantor Cassiano), “Tanta Saudade” (composição de Djavan e Chico Buarque) e “Balanço Black” (com a participação de Gilberto Gil).
Álbuns de Sucesso
Festa e Clube Carnavalesco
Em 2002, foi lançado o álbum Festa, cuja faixa-título foi o grande sucesso de Ivete em 2002, tornando-se hino do pentacampeonato da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA. O single se tornou muito popular no país por conta disso e o álbum acabou recebendo uma certificação de platina, com vendagens de mais de 200 mil cópias. Em 2017, foi eleita pela Billboard Brasil por um júri especializado como o “refrão do século”. O álbum ainda se destacou com as canções “Astral”, “Penso”, “Meu Maior Presente”, a regravação de “Narizinho” (tema da personagem homônima do Sítio do Pica-Pau Amarelo, gravado para a temporada de 2001 do mesmo) e “Back at One”, cantada em dueto com o cantor norte-americano Brian McKnight.
O disco contou com a participação do guitarrista Davi Moraes, que se tornaria marido de Ivete no ano seguinte. O videoclipe da música foi caracterizado por várias aparições de celebridades brasileiras, como Carolina Dieckmann, Murilo Rosa e Preta Gil. No mesmo ano, Ivete Sangalo foi convidada para participar do disco Ouro de Minas de uma das bandas mais respeitadas da música brasileira, o Roupa Nova. Ivete dividiu os vocais de “O Sal da Terra” com o vocalista Paulinho. Ivete e o Roupa Nova chegaram a se apresentar juntos no programa Criança Esperança.
Em setembro de 2003, lançou o quarto álbum solo, Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso. Com forte influência da música pop, mas também com ritmos em suas canções como o axé, teve como principal sucesso a canção “Sorte Grande“, sendo um de seus maiores sucessos da carreira, conhecida também como “Poeira”.
MTV Ao Vivo e As Super Novas
No fim do mesmo ano, no dia 21 de dezembro, comemorou os 10 anos de carreira desde a Banda Eva com a gravação de seu primeiro álbum solo ao vivo e que incluiu seus maiores hits, alguns lançados em álbuns anteriores e outros lançados ainda com a Banda Eva: o MTV Ao Vivo, gravado no Estádio Fonte Nova em Salvador, em 21 de dezembro de 2003, com um público de mais de 70 mil pessoas e com a participação dos cantores Tatau, líder do Ara Ketu, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Gilberto Gil, Davi Moraes (guitarrista e marido de Ivete na época) e a dupla Sandy e Júnior.
O álbum foi lançado em CD e DVD em março de 2004 e gerou grandes vendas, a maioria deles por causa do single “Sorte Grande”, que foi rebatizada de “Poeira” pelo público e se tornou um grande sucesso no país. O álbum recebeu certificação de diamante e foi o terceiro álbum mais vendido de 2004. Sua versão em DVD, que obteve cinco certificações de diamante, e um diamante quíntuplo sendo a única artista solo no Brasil a vender mais de 2,2 milhões cópias, foi o DVD mais vendido da história da Universal Music Brasil (e o DVD musical mais vendido no mundo no segundo semestre de 2005).
Em outubro de 2005, foi lançado o álbum As Super Novas. O álbum incluía dez faixas inéditas, havendo tiragem inicial de 650 mil cópias e tendo como principais sucessos as canções “Abalou”, “Poder”, “A Galera”, “Chorando Se Foi” e mais duas canções em trilhas de novelas da Rede Globo: “Soy Loco Por Ti América”, que graças à novela se tornou muito popular, e “Quando A Chuva Passar”. Com As Super Novas, o álbum também recebeu uma certificação de diamante com mais de 1 milhão de vendas, o que consolidou como uma das maiores cantoras com vendagens de discos no Brasil. Ainda em 2005, Ivete recebeu o Prêmio TIM de ‘Melhor Cantora Regional’ e de ‘Melhor Cantora’ no voto popular.
Ivete no Maracanã e A Casa Amarela
Em 2006, Ivete Sangalo gravou no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, reunindo um público de aproximadamente 50 mil pessoas, seu segundo CD e DVD ao vivo: Multishow ao Vivo: Ivete no Maracanã, em parceria com o canal a cabo Multishow que contava também com atrações internacionais como Paul McCartney, Rolling Stones, Kiss, Police, Rush, RBD, e Madonna. Participaram como convidados os cantores Samuel Rosa (Skank), Saulo Fernandes (Banda Eva), Durval Lelys (Asa de Águia), MC Buchecha e o espanhol Alejandro Sanz. O CD e DVD foi lançado em maio de 2007, com vendagens de 120 mil cópias apenas no dia do lançamento. Em um mês, CD e DVD somavam, juntos, 220 mil cópias. Ainda se tornou um dos CDs mais vendidos em Portugal. O álbum rendeu a Ivete o Prêmio Multishow de 2007, nas categorias ‘Melhor CD’ e ‘Melhor Show’. Além disso, é atualmente um dos DVDs mais vendidos da história da música brasileira e da gravadora Universal Music, com mais de um milhão de cópias vendidas.
Em 2008, Ivete Sangalo abriu a terceira edição do Rock in Rio Lisboa e também a primeira edição do Rock in Rio em Madrid, Espanha, reunindo um público de 120 mil pessoas. No mesmo ano, em outubro, lançou o álbum infantil “Veveta e Saulinho: A Casa Amarela”, junto com o vocalista da Banda Eva, Saulo Fernandes. Graças a Sangalo, sua gravadora, Universal Music Brasil, voltou a ser a gravadora mais lucrativa no Brasil, depois de perder o posto para a Sony BMG. Seu DVD: Ivete no Maracanã, lançado em 2006, vendeu mais de 550 mil cópias, tornando-o o DVD musical mais vendido do ano no Brasil e o DVD musical mais vendido no mundo em 2007, pela Universal Music.
Pode Entrar e Madison Square Garden
Em junho de 2009, grávida, Ivete lançou o seu décimo álbum de estúdio, Pode Entrar: Multishow Registro, que foi gravado no estúdio construído em sua própria casa em Salvador. O projeto teve Ivete Sangalo de uma forma mais íntima, na qual a cantora recebeu apenas os amigos pessoais em casa. Também foi lançado em DVD e contou com as participações especiais de Maria Bethânia, Carlinhos Brown, Lulu Santos, Marcelo Camelo (líder de Los Hermanos), Solange Almeida e Xandinho, da banda cearense Aviões do Forró, e de Mônica Sangalo, irmã da cantora. O álbum incluía seus principais sucessos como “Agora Eu Já Sei”, que alcançou a segunda posição nas paradas brasileiras em 2009, “Na Base do Beijo”, canção que atingiu o primeiro lugar nas rádios, “Quanto Ao Tempo”, em parceria com o cantor e compositor Carlinhos Brown e “Cadê Dalila”, primeiro single lançado pelo álbum no verão, que atingiu o primeiro lugar e foi eleita a música do carnaval 2009 no Troféu Dodô e Osmar e Troféu Bahia Folia.
Em seguida, Ivete começou a trabalhar no projeto de seu terceiro DVD ao vivo. A cantora confirmou, por meio de sua conta oficial no Twitter, que iria gravar seu terceiro DVD nos Estados Unidos, no Madison Square Garden, em setembro de 2010. O projeto foi anunciado originalmente para ser gravado em setembro ou novembro de 2009, mas foi adiado para 4 de setembro de 2010 na turnê Ivete Sangalo Tour por causa da crise financeira que afetou vários países, principalmente os Estados Unidos, local do seu show. Ivete também comentou que, com isso, seria a porta de entrada para a sua carreira internacional.
Ivete, Gil e Caetano e Real Fantasia
Em abril de 2012, lançou o álbum ao vivo Ivete, Gil e Caetano em colaboração com Gilberto Gil e Caetano Veloso. O álbum trouxe quinze faixas de tradicionais canções dos três artistas que passavam pela MPB, sendo retirado do especial exibido anteriormente pela Rede Globo. O disco conquistou o prêmio Grammy Latino de melhor álbum de música popular brasileira de 2012, além de ter sido indicado ao Grammy Latino de Álbum do Ano.
Em 9 de outubro do mesmo ano, enfim foi lançado o disco Real Fantasia. O álbum conta com uma fusão de vários estilos, desde o axé, reggae, até batuques afro, samba-rock e latinidades e trouxe como bônus as canções “Me Levem Embora”, que está presente na trilha sonora da novela Gabriela, e “Eu Nunca Amei Alguém como Te Amei”, presente na trilha sonora da novela Fina Estampa. A participação da cantora colombiana Shakira na faixa “Dançando” teve que ficar de fora da primeira prensagem do álbum por problemas na liberação dos direitos e só foi lançada como “faixa bônus” na edição digital, disponibilizada no iTunes. Sobre o processo criativo do álbum, Ivete declarou que sentia necessidade de fazer um novo repertório para suas canções, criando assim um intervalo entre seus álbuns ao vivo para adicionar um disco completamente inédito e novas canções aos shows.
20 anos e Viva Tim Maia
O lançamento do álbum Ivete Sangalo 20 Anos foi realizado em 10 de maio de 2014, colocando em sua primeira hora cinco músicas no top 5 do iTunes nacional. Com apenas uma semana de lançamento, já tinha conquistado o disco de ouro e, depois, platina duplo. O álbum contou com várias participações especiais, como de Bell Marques, Alexandre Pires e Alexandre Carlo. Ivete participou de um show ao lado de Pausini no dia 6 de março de 2014, no Madison Square Garden, com o qual já havia gravado o seu quarto DVD da carreira, em 2010.
Em fevereiro anunciou, juntamente com o rapper Criolo, a turnê “Nivea Viva Tim Maia” que reviveu, em shows gratuitos em capitais brasileiras, os grandes sucessos de Tim Maia. A cantora e o rapper esperaram lançar o disco de estúdio Ivete Sangalo e Criolo: Viva Tim Maia pela Universal Music, com 12 músicas do repertório dos shows. A turnê fez parte de uma ação publicitária da marca de cosméticos Nivea. Além de ter feito um show no Rock in Rio Las Vegas, Ivete também fez uma participação especial na edição do Rock in Rio no Rio de Janeiro, Ivete cantou a música “Uma Brasileira”. Devido à boa recepção da turnê sobre Tim Maia, Ivete e Criolo gravaram um álbum de estúdio com 12 das faixas apresentadas, o Viva Tim Maia! O disco foi lançado oficialmente em 31 de julho de 2015.
Curiosidades
Ivete Sangalo só consegue dormir no escuro absoluto. A cantora afirma que nem com a luz da televisão consegue adormecer. Ela só consegue assistir metade dos filmes e mesmo assim consegue perceber a história toda. Isto foi uma característica adquirida devido ao seu trabalho. Como viaja muito, chega muitas vezes de madrugada aos hotéis. Por isso começa a ver um filme e adormece sem chegar ao fim. Ainda assim, afirma que consegue descobrir como termina baseado no que viu.
Ela não dispensa o pão com manteiga molhado no café pela manhã.
Ivete não teve uma festa de aniversário aos 15 anos. Ela era a última de seis filhos, e quando chegou à sua vez, o pai perguntou o que queria de presente visto que fazer uma festa era um pouco caro.
Quando era criança, ela não queria ser cantora. Apesar de ser uma das artistas brasileiras mais reconhecidas, Ivete Sangalo queria ser dentista ou jogadora de handebol.
Douglas Inácio é empreendedor / infoprodutor paulistano, formado em Publicidade e Propaganda Pela Universidade São Judas Tadeu. Consultor de marketing com mais de 8 anos de experiência. Palestrante. Autor do Livro Youtube Para Música e criador dos cursos Marketing Sertanejo e Youtube para música. Já participou da fundação de diversas empresas de sucesso e atualmente se divide entre suas 2 empresas, uma em São Paulo (Produtora Quality) e uma no Ceará (Gráfica Fortaleza) é também empresário do cantor Marcello Vox. Sua paixão é compartilhar conhecimento na internet nos temas de desenvolvimento pessoal, marketing e empreendedorismo.