As comemorações caipiras mais conhecidas no Brasil que são iniciadas no primeiro dia de junho até o último dia do mês. A festa junina tem origem em rituais do Hemisfério Norte de muitos séculos atrás e o objetivo era pedir por boas colheitas. Depois que chegou ao Brasil, essa festa se reinventou e, hoje, cada parte do país tem sua particularidade. E confira a lista que preparamos com as 15 músicas juninas mais tocadas em 2019.
Sul: no frio do Sul, sempre tem fogueiras, pinhão e quentão para aquecer a festa. Bandeirinhas coloridas enfeitam escolas e as casas que festejam. Além do quentão e pinhão, típicos do Sul, tem doces de amendoim, milho, pipoca, cocada, canjica e arroz doce. E depois da quadrilha tem o casamento caipira!
Sudeste: no Sudeste, não pode faltar milho verde, pamonha, quentão, pipoca, quadrilha e música sertaneja. As comemorações do Sudeste também envolvem casamento caipira, com encenações engraçadas. Todos vão com vestimentas típicas (estampas são floridas, xadrez e remendos) e rosto desenhado com pintinhas ou bigodes.
Centro-Oeste: tem música sertaneja, forró, desafio de rimas de violeiros e arroz de carreteiros. Como a região faz divisa com outros países, a festa é influenciada por outras culturas, como a do Paraguai, que leva, para perto do forró, a sopa paraguaia (uma espécie de bolo de queijo). As comidas típicas são: Maria Izabel, farofa de banana, caldo de feijão, escaldado, paçoca de pilão, pixé e revirado cuiabano. Um dos momentos mais marcantes é a lavagem dos santos, em que os participantes pedem proteção.
Norte: tem muita quadrilha, carimbó (dança típica da região), lendas e barracas com comidas, que sempre tem macaxeira, cuscuz, mungunzá, vatapá, tacacá, pudim e doces feitos à base de frutas da região amazônica. As pessoas se reúnem para conversar até o fogo apagar. Em Belém, Parintins e Manaus, comemora-se com a dança do boi-bumbá, que gira em torno da lenda de morte e ressurreição de um boi.
Nordeste: o Nordeste é o grande epicentro das festas! Tem milho, forró pé de serra, zabumba e muitos arraiais são organizados pela cidade, cheias de quadrilha! As pessoas enfeitam as casas com bandeirinhas coloridas e acendem fogueiras nas praças. Por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente a São João Batista e também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras.
E são conhecidas não só pelo milho, pamonha, maçã do amor, vinho quente, quentão, brincadeiras, mas também são conhecidas por suas quadrilhas de danças.
E, como uma boa quadrilha sempre pede uma boa música junina para animar a festa, listamos as 15 músicas juninas mais tocadas em 2019. Aqui, reunimos músicas clássicas, que todos conhecemos da festa, e algumas mais recentes e tiverem destaque em 2019.
Venha conferir nossa lista com as músicas juninas mais tocadas em 2019!
O que você achou da nossa lista com as músicas juninas mais tocadas em 2019? Leia também: 50 melhores músicas para festa junina