O artista que vamos tratar hoje é o Nando Reis. Ele tem uma característica diferente, a característica de analítico de Nando Reis. De acordo com a psicologia dos pontos fortes: “Pessoas excepcionalmente talentosas no tema Analítico procuram por motivos e causas. Elas têm a capacidade de analisar todos os fatores que podem afetar uma situação.”
Em linhas gerais, Nando Reis é um cara que domina essa capacidade de ser analítico, de entender o contexto.
Nando Reis
José Fernando Gomes dos Reis, mais conhecido como Nando Reis, nasceu em São Paulo, em janeiro de 1963. Ele aprendeu a tocar violão com a mãe e a irmã mais velha, no entanto, o instrumento foi presente da avó materna quando ele tinha sete anos.
Ele tem quatro irmãos e a história de sua família não é nada convencional. Além de ser o único ruivo, ele conta que dois irmãos tiveram meningite. Um ficou surdo por conta dos medicamentos e a irmã teve encefalite e paralisia cerebral. Por conta disso, ela tinha surtos de agressividade e isso foi uma situação muito difícil para a família. Sua mãe foi estudar fonoaudiologia para poder se comunicar com o filho e fez questão de colocá-lo em uma escola normal já que defendia a inclusão. Não foi fácil lidar com tudo isso, mas esses fatos ajudaram a não ter medo da vida e enfrentar o que for preciso.
Mas sua mãe não viveu muitos anos, ela morreu aos 53 anos, quando Nando tinha apenas 26. Ele estava no auge da carreira com os Titãs, em turnê pelo Brasil, o que fez com que não estivesse tão presente na vida da mãe nesse momento de luta contra o câncer. Quando a mãe faleceu, ele ficou muito mal. A partir de então, as drogas e a bebida se tornaram ainda mais presentes no seu dia a dia.
Assim como os seus pais, Nando também tem cinco filhos, quatro deles com a psicóloga Vânia Reis – Theodoro, Sophia, Sebastião e Zoé. O pequeno Ismael é do seu relacionamento com Nani e mora no Rio Grande do Sul. Além disso, ele é avô de Luiza, filha de Theodoro. Muitos deles já ganharam canções, como por exemplo, “O mundo é bão, Sebastião” que foi feita para o Sebastião, “Espatódea” para Zoe e “Só pra So” para a Sophia. A mulher Vânia também é “homenageada” em várias delas, assim como a sua mãe e sua família.
Carreira
A carreira musical de Nando Reis começou com o
Titãs, em 1982. Aos 19 anos, ele assumiu o baixo e também se tornou um dos cantores e compositores da banda, ao lado de Sérgio Brito, Paulo Miklos, Arnaldo Antunes, Branco Melo, Tony Bellotto e Marcelo Fromer. São de Nando, os hits de sucesso, “Marvin”, em parceria com Sérgio Britto, “Querem Meu Sangue”, “Os Cegos do Castelo”, “Pra Dizer Adeus” com Tony Bellotto, “Bichos Escrotos” com Arnaldo Antunes e Sérgio Britto.
A banda começou a fazer sucesso, a cada lançamento de um novo trabalho, eles saiam em turnê e carregavam multidões. No entanto, Nando já não se sentia mais tão feliz em fazer parte da banda. Para piorar, Marcelo Fromer, um dos seus companheiros de palco morreu atropelado e, alguns meses depois Cássia Eller, não resistiu a uma série de infartos. Em pouquíssimo tempo, Nando Reis perdeu grandes amigos e isso mexeu muito com ele, fazendo-o repensar a vida. Transtornado e muito triste, ele começou a se desentender ainda mais com os companheiros do Titãs e acabou rompendo a parceria.
Além disso, Nando também achava que não está sendo bem aproveitado. Ele apresentou diversas músicas, mas poucas foram aceitas pelo grupo. Ele se sentiu incompreendido dentro do grupo. Ele também acreditava que o seu espaço era pequeno e desejava ter mais autonomia. Mas, como em uma banda esse controle maior não é possível, a parceria acabou em 2002, depois de 20 anos de convivência. E, apesar desse momento de desentendimentos, passados alguns anos, a relação foi retomada e não há mais mágoas.
Carreira Solo
Em 1995, Nando já começou a dar seus primeiros passos sozinho e, paralelamente ao Titãs, ele deu início a sua carreira solo e lançou o seu primeiro disco, chamado “12 de janeiro”, data do seu aniversário. As músicas de destaque são “Bom Dia”, “Me Diga“ e “Meu Aniversário”.
Em 2000, ele colocou nas lojas “Para Quando o Arco-Íris Encontrar o Pote de Ouro”, que foi gravado nos Estados Unidos e todas as músicas são de sua autoria. Nesse álbum, foram lançadas canções que estourariam alguns anos depois, como “All Star” e “Relicário”. Peter Buck, guitarrista do R.E.M, tocou bandolim nos hits “Dessa Vez” e “Frases Mais Azuis”.
2002 foi um ano marcante na vida de Nando. Ele saiu dos Titãs e seu último trabalho com o grupo foi o CD “A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana”. E lançou “Infernal… But There is Still a Full Moon Shining Over Jalalabad” que tem canções que ele fez para os Titãs e também algumas que foram sucesso na voz de grandes nomes e parceiros, como Marisa Monte, Cássia Eller, Skank, Jota Quest e Cidade Negra. Entre os hits, estão “ECT”, “Eu e Ela”, “O Segundo Sol”, “Cegos do Castelo”, “Marvin”, “Onde Você Mora” e “Me Diga”.
No ano seguinte, foi a vez de “A Letra A”. Este álbum conta com a banda Os Infernais que acompanha Nando em diversos trabalhos. O sucesso ficou por conta da música que deu nome ao disco, além de “E Tudo Mais”, “Hoje Mesmo”, “De Mãos Dadas” e “Tão Diferente”.
2004, foi o ano de Nando. Ele firmou parceria com a MTV e estourou com o lançamento do CD e DVD “MTV Ao Vivo – Nando Reis e os Infernais”. Ao vivo, o álbum tem os sucessos “Marvin (Patches)”, “A Letra A”, “Não Vou Me Adaptar”, de Arnaldo Antunes e “O Mundo é Bão, Sebastião” e as inéditas “Por Onde Andei”, “Pomar”, com participação da banda gaúcha Ultramen, “Quase que Dezoito” e “Mantra”. No DVD, além do show, ainda tem making of e uma entrevista com Nando Reis, além de duas canções exclusivas, “Dessa Vez” e “Me Diga” e as regravações de “Sangue Latino”, dos Secos & Molhados, “My Pledge of Love”, de Joe Stafford Jr e “Fogo e Paixão”, do Wando. O cantor ganhou discos duplo de ouro e platina.
Em 2006, foi a vez de “Sim e Não”, que tem as canções “Sim e Não” inspirada em sua mulher na época, a Nani, e “Espatódea”, que é uma homenagem à sua filha Zoe, a única entre os seus filhos que nasceu ruiva.
Em 2007, ele lançou “Luau MTV”, mais um projeto da MTV, mas dessa vez foi gravado na Praia Vermelha, no litoral norte de São Paulo. No repertório, estão sucessos de seu último trabalho, “Sim e Não”, clássicos de sua discografia e participações especiais, como Negra Li em “Negra Livre”, Samuel Rosa, do Skank, em “Resposta”, Andréa Martins, da banda Canto Dos Malditos Na Terra Do Nunca, em “Luz dos Olhos” e Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, em “Sua Impossível Chance” e “Monóico”. No CD, as faixas “Mantra” e “O Segundo Sol” ficaram de fora. O trabalho foi um sucesso e rende disco de ouro e platina.
No ano seguinte, a gravadora colocou no mercado o CD “Perfil”, uma coletânea que traz os maiores sucessos de Nando Reis, como “A Letra A”, “Relicário”, “Onde Você Mora, “All Star”, “Resposta”, “Espatódea”, “Marvin”, “O Segundo Sol” e “Sou Dela”.
“Drês” chegou ao mercado em 2009 e teve participação da cantora Ana Cañas na faixa “Pra Você Guardei o Amor”. Neste álbum, ainda, estão os hits “Hi Dri”, que ele fez para uma ex-namorada, “Conta”, “Só Pra So” que ele compôs para sua filha Sofia, “Livre Como Um Deus” e “Ainda Não Passou”, que é indicada ao Grammy Latino de Melhor Canção Brasileira de 2009.
Em 2010, Nando, mais uma vez, arrebentou com o lançamento do álbum “MTV Ao Vivo Bailão do Ruivão com Nando Reis e Os Infernais”. Gravado em São Paulo, o cantor recebeu a Banda Calypso para cantar “Chorando se Foi” e
Zezé di Camargo e Luciano para soltar a voz em “Você Pediu e Eu Já…” e “Do seu Lado”. Mas, nesse trabalho estão “Whisky a Go Go”, do
Roupa Nova, “Agora Só Falta Você”, sucesso de Rita Lee, “Muito Estranho (Cuida bem de Mim), de Baby do Brasil, “Gostava Tanto de Você”, do Tim Maia, “Lindo Balão Azul”, do Balão Mágico, entre outras. É o tipo de trabalho que não deixa ninguém parado!!!
Depois de alguns desentendimentos com a Universal Music, Nando encerrou o contrato e lançou, de forma independente, “Sei”. As faixas de destaque são “Lamento Realengo”, “Pré-Sal”, que abordou a sua infância, “Sei”, “Back in Vânia”, feita para a esposa Vânia, “Pra Quem Não Vem” com participação de Marisa Monte, “Eu & a Bispa” e “Coração Vago”. O álbum está disponível no site oficial do cantor e pode ser comprado através dele também.
Em 2014, ele lançou o CD e DVD “Sei – Como Foi Em BH”, gravado em Belo Horizonte. No repertório, estão os sucessos da trajetória do artista, entre eles “De Janeiro A Janeiro” em parceria com a cantora Roberta Campos, “Hi Dri”, “All Star”, “Onde Você Mora”, “Pra Você Guardei O Amor”, “O Segundo Sol” e “Marvin (Patches)”. No DVD, as canções extras ficam por conta de “O Que Eu Só Vejo Em Você”, “Família”, “Por Onde Andei”, “Do Seu Lado” e “Espatódea”. Este álbum foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock Brasileiro.
Composições
Muitas músicas que você nem imagina são de autoria deste gênio da composição. Um dos exemplos é a canção “Diariamente”, que ficou famosa na voz de Marisa Monte, além de “All Star”, “O Segundo Sol” e “Relicário”, que são interpretadas brilhantemente por Cássia Eller, “Resposta”, “É Uma Partida de Futebol”, “Dois Rios” e “Ainda Gosto Dela” ele escreveu especialmente para o grupo mineiro Skank. Os hits “Onde Você Mora” e “Querem o meu sangue”, do Cidade Negra também são obras do ruivo, assim como “Do Seu Lado”, do Jota Quest.
Ele também atuou como produtor e colaborou com grandes nomes da música brasileira, como no álbum “Bem Jor”, de Jorge Bem Jor, e “Vange”, de Vange Leonel.
Com a amiga e parceira Cássia Eller, ele trabalhou mais vezes, nos discos “Com Você… Meu Mundo Ficaria Completo”, “Acústico MTV” e “Dez de dezembro”, que saiu após a morte da cantora. Nando tem um profundo carinho pela cantora. Ele sempre diz que a parceria com Cássia foi a mais completa, pois eles se identificavam tanto no gosto musical, quanto na personalidade que eram muito parecidas.
Em 2009, Nando experimentou escrever e lançou o infantil “Meu Pequeno São-Paulino”, pela editora Belas Letras. Ele falou sobre a paixão de um torcedor pelo São Paulo e as conquistas de seu time.
Sucessos nas trilhas sonoras
Todo o sucesso das músicas de Nando rendeu convites para participar de diversas trilhas sonoras da novela. “Mantra” foi selecionada para Começar de Novo, “O que eu só vejo em Você” entrou em Além do Horizonte, “Espatódea” foi para Paraíso Tropical e “Sou Dela” entrou em A Favorita. A canção “Sei” foi incluída na trilha de Lado a Lado, “De Janeiro a Janeiro” foi para Sangue Bom e “All Star” entrou em Sete Vidas. Nando também escreveu a música “Amor à Vida” especialmente para a novela homônima.
O cantor também tem música no filme “Dois Filhos de Francisco”, que conta a história da dupla
Zezé di Camargo & Luciano. Ele interpreta a música “O Lavrador”, ao lado de Wanessa Camargo, para o álbum do filme.
Drogas e bebidas
Ele conta que começou a beber cedo, que a maconha não lhe agradou, mas a cocaína sim. Segundo o cantor, o álcool ajuda na desinibição, porque ele se diz muito tímido e, junto com cocaína, ele diz que era uma combinação que lhe dava prazer. Além disso, o uso destas drogas também estava muito ligado ao seu processo de criação e apresentação no palco. Mas as coisas foram tomando uma grande proporção e ele percebeu que sua vida estava sendo afetada por isso. Além de shows ruins, tinha o distanciamento da família e o seu corpo que não reagia mais da mesma maneira quando ele abusava.
Diante disso, ele deu uma entrevista em 2014 e disse que estava sem consumir álcool e drogas há mais de um ano. Agora o barato é fazer um show sóbrio, compor sem usar nada e estar mais perto da família. Ele descobriu prazer em tudo isso. Nando também retomou o seu casamento com Vânia, mãe de quatro de seus filhos de quem estava separado há oito anos.
Quanto fala desse assunto com os filhos, ele diz que podem perguntar o que quiserem.
Álbuns
12 de Janeiro (1995)
Para Quando o Arco-Íris Encontrar o Pote de Ouro (2000)
Infernal (2001)
A Letra A (2003)
Sim e Não (2006)
Drês (2009)
Sei (2012)
Jardim-Pomar (2016)
Não Sou Nenhum Roberto, Mas as Vezes Chego Perto (2019)
Família no palco
Os filhos de Nando, Theo e Sebastião, montaram a banda “Dois Reis” para cantar as músicas do pai, preferencialmente as que não estão no show que ele está em turnê. Eles fazem a abertura das apresentações do pai e Nando costuma cantar um pouco com os meninos, que também se apresentam de forma independente. Theo e Sebastião também lançaram um EP com duas músicas, a inédita “Passageiro do Vento”, que Theodoro compôs com o cantor Marcelo Mira e uma versão de “ECT”, que ficou famosa na voz de Cássia Eller, mas ganhou um novo arranjo.
Curiosidades
Lançou em 2009 o livro infantil “Meu pequeno são-paulino”.
Se casou com Vânia, colega de classe do colégio Equipe, no dia 14 de fevereiro de 1985.
A música “Uma Partida de Futebol”, sucesso da banda Skank, é de autoria de Nando Reis.
Nando Reis ganhou seu primeiro violão aos sete anos de sua avó Jú.
A música “Espatódea” foi feita para sua filha Zoé.
Subiu ao palco pela primeira vez ao lado dos Titãs no dia 15 de outubro de 1982.
Atualmente é um dos 10 maiores arrecadadores de direitos autorais no Brasil, de acordo com o ECAD, levando em conta músicas tocadas em shows e execuções em rádio.
Nando Reis produziu o disco “Dez de Dezembro”, lançado no dia 10 de Dezembro de 2002, data de aniversário de Cássia Eller. O Trabalho foi uma forma de homenagear a amiga em um clima alegre.