Vamos falar sobre o atributo excelência. O grupo Roupa Nova, tem como ponto forte essa característica. A própria palavra diz, as pessoas que são realmente conectadas têm isso como um ponto de valor a excelência, são pessoas que não abrem mão de fazer o máximo, são aquelas que treinam cinco vezes para executar uma vez. A capacidade de execução não é menor, mas se preparam muito, são pessoas que não abrem mão de fazer uma forma perfeita e buscam sempre evoluir.
A banda não abre mão de excelência, são mais 128 shows por ano, com certeza eles fazem mais de 120 ensaios por ano. São metódicos, realmente querem fazer as coisas da melhor forma possível, se preocupam muito com a voz, com entrega, ou seja, tudo aquilo que diz respeito à excelência.
Leia:
Alexandre Pires: famoso por sua excelência
Roupa Nova
Uma das principais bandas brasileiras, o Roupa Nova começou, no Rio de Janeiro, tocando em bailes e gravando vinhetas. Alguns membros do grupo faziam parte da banda Os Famks, que era muito conhecida no subúrbio carioca. Com o entra e sai de alguns meninos, em 1980 eles foram rebatizados de ”Roupa Nova” e os integrantes Paulinho (percussão e vocal), Serginho Herval (bateria e vocal), Nando (baixo e vocal), Kiko (guitarra, violões e vocal), Cleberson Horsth (teclados e vocal) e Ricardo Feghali (piano, teclados e vocal) nunca mais se separaram. Eles tiveram como padrinho ninguém menos que, o cantor-ícone da MPB, Milton Nascimento e o diretor musical da Rede Globo Mariozinho Rocha e, já nos primeiros discos, eles estouraram. Suas músicas, sempre embaladas pelo amor, renderan ao grupo mais 18 milhões de cópias vendidas, mais de 50 hits de sucesso e dezenas de músicas em trilhas sonoras de novelas. Esse é só o começo da história dessa banda que tem mais de 30 anos de existência.
Carreira
Com a ajuda de Milton Nascimento e Mariozinho Rocha, a banda, enfim, começou a conquistar o espaço que tanto desejava. Assinou com uma gravadora e, em 1981, saiu o primeiro disco da banda com o nome “Roupa Nova”. O álbum tem sucessos como “Sapato Velho”, “Canção de Verão” e “Bem Simples”. “Canção de Verão” ajudou a banda a alcançar o sucesso ao entrar para a trilha sonora da novela “As Três Marias”.
Em 1982, eles lançaram o segundo álbum que também levou o nome de “Roupa Nova”. As músicas de destaques são “Lumiar”, “Clarear”, “Vira de Lado”, “Vôo Livre”, “Brisa da Manhã” e “Tributo ao Sorriso”.
No ano seguinte, eles colocaram na loja “Roupa Nova” os sucessos “Anjo”, “Caleidoscópio”, “Fora do Ar”, “Assim Como Eu”, “Videogame” e “Sensual”.
Em 1984, foi a vez de outro disco chamado “Roupa Nova” e os destaques foram: “Chuva de Prata”, “Não Dá”, “Tímida” e “Whisky a go-go”. A banda foi sucesso absoluto e “Whisky a Go-Go” nunca mais saiu do repertório dos shows.
Em 1985, eles lançaram “Roupa Nova” e os sucessos ficaram por conta de “Show de Rock ‘n Roll”, “Trem Azul”, “Linda Demais” e “Dona”, que também entraram para a história da banda. “Dona” é um cover de Sá e Guarabyra e “Corações Psicodélicos” é um cover de Lobão e os Ronaldos. Este trabalho rendeu disco de ouro, platina e platina duplo. O álbum bateu mais de 2,2 milhões de discos vendidos, alavancando de vez a carreira da banda.
Em 1987, foi lançado o álbum “Herança” e a música de destaque foi “Volta Pra Mim”, “A Força do Amor”, “De Volta para o Futuro” e “Cristina”. O disco vendeu mais de 1 milhão de cópias.
No ano seguinte, foi a vez de “Luz” e as músicas de sucesso ficaram por conta de “Meu Universo é Você”, que também vira um grande hit da banda, “Vício”, “Romântico Demais” e “Chama”. Neste disco, o grupo infantil Trem da Alegria participou na canção “Filhos”
Em 1990, eles lançaram “Frente e Versos” que tem a versão a capela da música “Yesterday”, dos Beatles, além de “Amo em Silêncio”, “Esse Tal de Repi em Roll”, entre outras.
Disco em espanhol
Dois anos depois foi a vez de “O melhor em Espanhol” que é uma coletânea com grandes sucessos em espanhol, entre elas “Regresa a mi”, “La Fuerza de Amar”, “Mi dueña, Timida”, “Linda”, “Zapato Viejo”, “Tu me das cuerda”.
Em 1993, eles colocaram nas lojas “De Volta ao Começo”, onde cantam músicas de diversos compositores, como por exemplo, “De Volta ao Começo”, de Gonzaguinha, “Carolina”, de Chico Buarque, “Maria Maria”, de Milton Nascimento, “Meu Erro” de Herbert Vianna, “Eu Estou Apaixonado por Você”, de
Roberto Carlos e Erasmo Carlos.
Em 1994, eles lançaram “Vida Nova” e o grande sucesso desse disco é “A Viagem” que entrou na novela que tem o mesmo nome da música. Outras canções que se destacaram foram “Coração Aberto” e “Os Corações Não São Iguais”.
Trilha sonora em novelas
Nessa época, elas já tinham emplacado diversas músicas em trilhas sonoras. Por conta disso, em 1995, eles lançarsm “Novela Hits”, que é uma coletânea com as músicas da banda que entraram em algumas telenovelas. Estão no repertório: “Ibiza Dance”, de Explode Coração, “A Viagem”, de A Viagem, “Coração Pirata”, de Rainha da Sucata, “Dona”, de Roque Santeiro, “Felicidade”, em Felicidade, Whisky a Go Go”, de Um Sonho a Mais, entre outros.
O disco “6/1” saiu em 1996 e as baladas foram “Nossa História”, “Pode Chamar” e “Perdoa”, além de “Amar é…”, que tem participação da apresentadora Adriane Galisteu.
No ano seguinte, chegou nas lojas, “Através dos Tempos” só com músicas inéditas. O CD ainda teve a participação do vocalista do Bread, David Gates na faixa “De Ninguém” versão de “The Guitar Man”, além de “Você no Coração”, “Zapato Viejo” versão de “Sapato Velho”, “Muito Mais”, “Não Dá pra ser feliz”, “Adrenalina”, “Continente Perdido” e “Vale a Pena”.
Em 1999, o grupo investiu em “Agora Sim”, disco que eles regravaram 10 músicas com arranjos diferentes e ainda tiveram quatro inéditas. No repertório estão “Anjo”, “Volta pra Mim”, “Clarear”, “Coração Pirata”, “Meu Universo é Você” e “Whisky a Go-Go”.
Homenagens
Em 2001, eles lançaram “Ouro de Minas”, o qual fizeram uma homenagem os compositores mineiros e regravam 12 músicas com algumas participações especiais. Em “Feira Moderna”, eles cantaram com Zélia Duncan, “Tudo o que Podia Ser” tem participação de Sandra de Sá, “Nascente” contou com Luciana Mello, em “O Sal da Terra” eles dividiram o microfone com Ivete Sangalo e em “Fé Cega, Faca Amolada”, a parceria foi com Elba Ramalho.
Com selo independente, o Roupa Nova Music, eles realizaram o sonho de gravar, em 2005, o CD e DVD “RoupAcústico”, que tem grandes sucessos da banda e mais três músicas inéditas. Estão nesse trabalho “Dona. “A Força do Amor”, “Linda Demais”, “Seguindo no Trem Azul”, “A Lenda”, “Meu Universo é Você”, “Bem Simples” e “Amar é…”.
Nesse mesmo ano, o grupo venceu o Prêmio TIM de Música de melhor disco com “Roupacústico” e de melhor grupo.
Em 2006, foi a vez de “RoupAcústico 2”, que é praticamente um complemento do primeiro. Em pouco mais de um mês, o DVD ganhou platina e disco de ouro. Não ficaram de fora os sucessos “Agora Sim”, “De Volta ao Futuro”, “Felicidade” e as novas canções “A Metade da Maçã”, “Retratos Rasgados” e “É Cedo”.
Em 2007, eles lançaram “Natal Todo Dia”, com versões natalinas mundialmente conhecidas. No repertório, estão “Noite Feliz”, “Então é Natal”, “A Paz”, “Natal Branco”, “Volte Nesse Natal (Come Home for Christmas)”, que tem participação do ex-lider do Bread, David Gates. O disco ainda tem três canções interpretadas em suas versões originais, como “Bay By Day”, “My Sweet Lord” e “What a Wonderful World” e as inéditas “Natal Todo Dia”, “No Fundo do Coração” e “Um Anjo Muito Especial”.
Em 2007, eles venceram novamente o Prêmio TIM de Música como melhor grupo com o álbum “RoupaAcústico 2”.
No ano seguinte, saiu o CD e DVD “Roupa Nova 4 You” e a música “Toma Conta de Mim” estourou nas rádios. Outros destaques foram “Cantar faz Feliz”, “Cheio de Surpresas”, “Chamado de Amor” e “Quero Você”.
Em 2009, eles realizaram o sonho de gravar um disco no estúdio Abbey Road, onde os Beatles gravavam suas músicas, e lançaram “Roupa Nova em Londres”. Com 10 canções inéditas, como “Do Outro Lado da Calçada”, “Reacender (Shine)”, “Todas Elas”, “Alguém no Teu Lugar”, “Mais Feliz”, “A Cor do Dinheiro”, e quatro regravações, entre elas “Sonho”, “Muito Mais”, “Lembranças” e “She’s Leaving Home”, de Paul McCartney e John Lennon. No DVD, tem a versão bônus de “Lumiar” e histórias de bastidores. Este trabalho rendeu ao grupo o Grammy Latino de melhor álbum pop contemporâneo brasileiro.
30 anos de carreira
Em 2010, eles lançaram o CD, DVD e Blue Ray “Roupa Nova – 30 anos” com canções que marcaram época e outras inéditas. Gravado em São Paulo, o sexteto recebeu diversos convidados: Milton Nascimento em “Nos Bailes da Vida”,
Sandy em “Chuva de Prata”, Padre Fábio de Melo em “A Paz” e Fresno em “Show de Rock’n Roll”. No repertório, não faltaram: “Sapato Velho”, “Linda Demais”, “A viagem”, “Volta pra Mim”, “Dona” e “Meu universo é você”. O próprio grupo que dirigiu o trabalho. O álbum foi sucesso absoluto e conquistou disco de ouro e platina pela Associação Brasileira dos Produtores de Disco (ABPD).
Em 2012, o grupo inovou e colocou nas lojas o CD e DVD “Cruzeiro Roupa Nova” gravados em formato acústico a bordo de um transatlântico. Além de canções inéditas e versões de sucessos internacionais, tem ainda as canções já conhecidas, como “Frisson”, “Tudo Desarrumado”, “Não Dá”, “Luz do Teu Caminho” e “Terra do Amor”. O cruzeiro passou pela região de Santos com escalas em Búzios e Ilhabela.
Também em 2013, a banda lançou um projeto comemorativo pelos 33 anos de carreira, o “Box Roupa Nova Music”, que reuniu os últimos cinco DVD’s lançados pelo grupo e ainda um EP com seis canções inéditas. Os DVDs incluídos nessa edição especial são ‘RoupAcústico’, ‘RoupAcústico 2’, ‘Roupa Nova em Londres’, ‘Roupa Nova 30 anos’ e ‘Cruzeiro Roupa Nova’.
Em 2014, o grupo gravou a canção inédita “Depende”, junto com a dupla Zezé Di Camargo e Luciano. A parceria resultou em uma série de shows pelo Brasil.
Álbuns
Álbuns de estúdio
1981 – Roupa Nova 1981
1982 – Roupa Nova 1982
1983 – Roupa Nova 1983
1984 – Roupa Nova 1984
1985 – Roupa Nova 1985
1987 – Herança
1988 – Luz
1990 – Frente & Versos
1992 – The Best En Español
1993 – De Volta Ao Começo
1994 – VidaVida
1996 – 6/1
1997 – Através dos Tempos
1999 – Agora Sim
2001 – Ouro de Minas
2007 – Natal Todo Dia
2009 – Roupa Nova Em Londres
2015 – Todo Amor do Mundo
2018 – Novas do Roupa
Álbuns ao vivo
1991 – Roupa Nova Ao Vivo
2004 – RoupaAcústico
2006 – RoupaAcústico 2
2010 – Roupa Nova 30 anos
2012 – Cruzeiro Roupa Nova
Álbuns de compilação
1989 – O Melhor de Roupa Nova
1989 – O Melhor de Roupa Nova
1993 – Minha História
1995 – Novela Hits
1997 – O Melhor de Roupa Nova
1998 – Millennium
1998 – Obras Primas
1999 – Focus – O Essencial De Roupa Nova
2001 – Roupa Nova – Sem Limites
2002 – Roupa Nova – Gold
2003 – Série Romântico: Roupa Nova
2004 – Novo Millennium: Roupa Nova
2005 – Roupa Nova – Perfil
2005 – Maxximum (Roupa Nova)
2006 – A Arte de Roupa Nova
EP
2008 – 4U (For You)
2013 – Roupa Nova Music
2018 – Novas do Roupa
Curiosidades
O baterista da banda, Serginho, foi o último integrante a entrar para o grupo. Em março de 1979, Serginho se uniu aos outros cinco (Nando, Feghali, Paulinho, Kiko e Cleberson) selando assim a formação da banda que já dura 28 anos.
Estrearam seu selo próprio em 2004, o “Roupa Nova Music”.
A banda é considerada um dos maiores grupos vocais do Brasil e do mundo.
A gravação original da “música do Ayrton Senna” (tema da vitória) foi feita pelo Roupa Nova.
O grupo ganhou um Grammy Latino pelo seu magnifico CD e DVD Roupa Nova em Londres.
O Roupa Nova escreveu seu nome na história da música brasileira como um dos grupos mais importantes do país.